Carta do Ministro Geral

 

CONSELHO GERAL DA ORDEM
Carta do Ministro Geral

Estimados confrades, paz e bem.

Como é de costume desde os tempos antigos, nossa comunidade deve se reunir para decidir os rumos para a vivência do carisma de nosso Pai Seráfico na Igreja do Habbo Hotel. Alegramo-nos, confrades, com a publicação e oficialização do processo iniciado por este Conselho Geral em dez de agosto de dois mil e vinte e quatro, quando contatamos a Prefeitura do Dicastério para as Ordens Religiosas a fim de solicitar o reconhecimento por parte de Roma do carisma e da vivência que nossa fraternidade tem vivenciado nesses quase dez anos de testemunho vivo da Regra e do Modo de Vida de nosso Pai Francisco e de nossos primeiros irmãos.

É sabido pelos senhores que, por meio do decreto de reabertura da nossa comunidade, como de costume, deve-se nomear um Ministro Geral interino que procederá com a nomeação interina do Conselho Geral a fim de organizar o Capítulo Geral da Ordem, conforme disposto em nossa Regra. Entrando neste assunto, urge a necessidade eminente de uma reestruturação e atualização de nossa Estatuto e de nosso Modo de Vida, tendo em vista que o atual data de vinte e sete de agosto de dois mil e vinte dois, portanto, completando dois anos de escrito e aprovado.

Portanto, a fim de organizar o Capítulo Geral para eleição do novo Conselho Geral da Ordem e iniciar o processo de atualização de nosso Estatuto e nosso Modo de Vida, confirmo minha nomeação monocrática concedida por Dom Junior Assis, Cardeal Prefeito do Dicastério para as Ordens Religiosas, tais como;

I. Vice-Ministro Geral: Frei João Santana, OFM (JoaoGSantana)
II. Definidor Geral: Frei Darllan Messias, OFM (DarllanVM)
III. Secretário Geral: Frei Eder Messias, OFM (eder580)
IV. Membros temporários do Conselho Geral:
Frei Emanuel Souza, OFM (Senhor_Souza)
Frei Javé Ferreira (javelhete)
Frei Erlei Gabriel, OFM (Erlei,)

De tal forma, comunicamos que diante o exposto, o Conselho Geral acima mencionado decidiu por SUSPENDER AD HOC todas as admissões ou recolhimento de votos, até que o novo Estatuto seja devidamente aprovado pelos confrades.

Por fim, rogo a Deus que nos ajude nessa missão, sobretudo que Francisco de Assis e seus companheiros que também são nossos irmãos de hábito, possam realizar contributos a Deus em nosso favor, ao mesmo Deus que servimos Pobre, Humilde e Crucificado.

Dado em Aparecida, aos vinte e nove dias de agosto de dois mil e vinte quatro.

Fr. Hery Cardoso, OFM
Ministro Geral Interino

Fr. Darllan Messias, OFM
Definidor Geral Interino